sábado, 7 de junho de 2008

Efeitos do Tratado de Versalhes

Efeitos Colaterais da Guerra - A Inflação na Alemanha no Início dos anos 1920

Ao final da 1ª Guerra Mundial, combalida pela destruição material e humana que havia ocorrido no país, endividada até o pescoço em virtude das indenizações devidas aos países vencedores (que acarretaram pagamentos em dinheiro e a concessão de territórios, de acordo com os direcionamentos do Tratado de Versalhes) e com a auto-estima em baixa, à Alemanha da República de Weimar ainda teve que enfrentar uma feroz crise econômica interna, onde sobressaíam os índices de desemprego e inflação altíssimos.
Para se ter uma noção mais clara dos estragos causados pela inflação na economia alemã, vale lembrar que em 1921 eram necessários 64 marcos alemães para comprar um dólar. Passados apenas dois anos, em 1923, para se obter um dólar seriam necessários 4 quatrilhões e 200 trilhões de marcos!
Os efeitos na vida cotidiana foram desastrosos. A quantidade de desempregados aumentava a cada dia. As pessoas que tinham emprego ganhavam cada vez menos, pois o dinheiro perdia o valor a cada minuto (literalmente). Há depoimentos notáveis que nos colocam em sintonia com aquilo que viviam os alemães, como o de Agnes Smedley que em carta a Florence Lennon, em 21 de Dezembro de 1921 disse:
"Em um hotel, a camareira que estava preparando a lareira desmaiou em nosso quarto. A causa era a exaustão. Nós conversamos com ela depois e descobrimos que ela trabalhava 17 horas por dia e ganhava 95 marcos por mês - aproximadamente 50 centavos de dólar. Ela mora no hotel, dorme em um quarto com todas as outras camareiras - um lugar sujo e pequeno. Elas também recebem alimentação, as roupas elas mesmas compram, tudo com apenas 95 marcos por mês! Isso significa que todas elas se tornaram prostitutas e andam pelas ruas quando tem tempo. Ou então conseguem 'clientes' no hotel."
Os salários eram tão reduzidos que as pessoas não tinham condições reais de comprar mercadorias. Mesmo produtos essenciais ou básicos na rotina diária das pessoas eram suprimidos nas compras ou substituídos por outros, mais acessíveis. Um exemplo disso pode ser visto na declaração da Sra. Frieda Wunderlich, em entrevista concedida em 1960:-
"Logo que recebi meu salário eu corri para comprar os produtos básicos. Meu salário diário, como editora do periódico Soziale Práxis, era suficiente apenas para comprar um pão e um pequeno pedaço de queijo ou ainda um pouco de aveia. Um de meus conhecidos, um pastor (clérigo), veio para Berlim de um subúrbio com seu pagamento mensal para comprar um par de sapatos para seu bebê, ele só pode comprar uma xícara de café."
O endurecimento das condições era tão notável que abria-se espaço para o surgimento de epidemias. Além disso, a dieta das pessoas ficava cada vez mais restrita, prevalecendo nas refeições vegetais como nabos, repolhos e batatas. A desgraça do povo alemão virou motivo de especulação, com a qual algumas pessoas tentavam ganhar um pouco mais de dinheiro. Isso pode ser percebido em outro trecho da carta de Agnes Smedley:-
"A Alemanha se encontra em terríveis condições esse ano. Isso é particularmente verdadeiro para as massas de trabalhadores, que estão tão desnutridos que a tuberculose está tendo uma rica colheita, particularmente de jovens adolescentes. Apostar no marco alemão tem sido um dos grandes esportes dos capitalistas a meses, e como conseqüência os alimentos aumentaram de 25 a 100 por cento. Eu vivi em casas de trabalhadores; eles se alimentam de batatas cozidas, pão preto com banha ao invés de manteiga e cerveja estragada."
Algumas situações causadas pela inflação galopante que tomou contra da Alemanha nesse início dos anos 1920 acabaram se tornando bisonhas e cômicas, como podemos ver em relação à história publicada no jornal Daily Express, em 24 de fevereiro de 1923:-
"Um casal de Berlim que estava prestes a celebrar suas bodas de ouro recebeu uma carta oficial avisando que o prefeito, de acordo com os costumes prussianos*, os chamava para presenteá-los com uma doação em dinheiro. Na manhã seguinte, o prefeito, acompanhado de vários vereadores, chegaram na casa do casal de idosos e solenemente entregou-lhes, em nome do estado da Prússia, (o prêmio de) 1 quatrilhão de marcos ou ... menos de 5 centavos de dólar."
A turbulenta situação interna da Alemanha forçou os Estados Unidos e a Inglaterra a interferirem revendo os prazos e termos de pagamentos das dívidas de guerra, auxiliando na reorganização do Banco da Alemanha para estabilizar a moeda e concedendo empréstimos pra recuperar a produção. As medidas resultaram em melhorias e estabilidade, a taxa de desemprego voltou a índices considerados normais em 1928 (aproximadamente 8% da população economicamente ativa estava desempregada).
Infelizmente as medidas foram tardias e abriram espaços para os radicais nazistas comandados por Adolf Hitler...
As péssimas condições de vida da Alemanha no início dos anos 1920 e as humilhantes condições do Tratado de Versalhes levaram os alemães a considerar a República de Weimar e seus representantes no governo como responsáveis pela calamidade verificada em virtude das altas taxas de desemprego e inflação.Charges, como a apresentada ao lado, mostram a República de Weimar como um governo fraco, ausente, desprovido de autoridade.Essa desconfiança abriu espaço para o crescimento das alas radicais a esquerda, como os partidos socialistas e a direita, com o crescimento do Nazismo.

Nenhum comentário: