sábado, 7 de junho de 2008

O Sputinik

O Sputinik

Foi o primeiro satélite a ser lançado no espaço, em 1957. Esse acontecimento marcou a história, pois o lançamento do Sputnik chamou a atenção do mundo pela grandeza da tecnologia apresentada. Seu tamanho era similar a de uma bola de basquete, pesando cerca de 83,6 kg. Tinha apenas a função de transmitir um sinal de rádio, que podia ser sintonizado por qualquer rádio amador.

Ficou em órbita apenas três meses, porém foi o suficiente para expandir o “horizonte” da humanidade, que a partir de então não teve mais a terra como limite. Muitos consideraram o lançamento do Sputnik uma jogada de marketing dos soviéticos durante a Guerra Fria. Os Estados Unidos da América passou a investir em sua tecnologia espacial, esse foi considerado o primeiro passo para a criação da NASA (Agência Espacial Norte-Americana), na tentativa de conter o avanço tecnológico de seu rival.

Depois do Sputnik estava aberta a corrida espacial, pois tanto os soviéticos quanto os Estados Unidos queriam dominar o espaço com sua tecnologia. Os investimentos na área tecnológica espacial foram grandes e, estão previstos novos investimentos de aproximadamente 12 bilhões de dólares para os próximos anos somente nos Estados Unidos.

Por Eliene Percília
Equipe Brasil Escola

Nenhum comentário: